Nesta quinta-feira (25) o Governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, anunciou qual será a forma de comportamento perante a situação da pandemia da Covid-19. Afirma ser necessário, o aumento do tempo, já antes determinado, de LockDown, visando a contenção da Covid. Com isso, foi imposto que o período de quarentena, que deveria acabar nesta segunda-feira (29), será estendido até o final do mês de março (31). Além disso, a partir do dia 1° de abril, haverá a nova forma de tratamento à pandemia, seu objetivo é aplicar um "plano de convivência durante a Covid" que terá regras válidas até o dia 25 de abril.
"As atividades econômicas poderão reabrir das 10h às 20h nos dias de semana, e das 9h às 17h aos sábados, domingos e feriados. As praias voltarão a ter atividades físicas individuais permitidas, e a volta às aulas estará liberada a partir do próximo dia 5 de abril, para a rede privada e para o ensino médio da rede estadual. Além disso, as celebrações religiosas poderão voltar a acontecer, desde que obedecendo aos protocolos e horários pré-estabelecidos", explicou Paulo Câmara.
Durante o pronunciamento em uma entrevista coletiva com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, e o médico infectologista, Demétrius Montenegro, Paulo Câmara advertiu que a pandemia ainda está presente e toda a situação de cuidados, como o uso de EPIs e demais medidas de segurança, devem continuar em prática. Pois as medidas que estão sendo tomadas a partir do dia 1° de abril, surgem como necessidade para a população e não justifica a retomada de hábitos existentes na situação pré-pandêmica.
O Secretário Estadual da Saúde, Longo, reforçou o plano de diminuição dos casos durante o período da quarentena de 14 dias, e afirmou a importância de ter um resultado positivo, com diminuição no número de contágio e, consequentemente, um apaziguamento na situação hospitalar em UTIs, que representa um número significativo, na causa de mortes durante a pandemia.
Redação do Blog Notícia da Cidade
Postar um comentário