Uma das Nebulosa mais conhecidas do céu noturno, a Nebulosa cabeça de Cavalo, simplesmente desapareceu em uma nova imagem feita pela NASA em infravemelho.
Na foto, registrada pelo Telescópio Especial Sptizer, cabeça de cavalo perde a sua famosa forma por conta do cumprimento de onda de luz infravermelha, usada para fazer imagens que captam através da poeira cósmica.
É que a poeira dá o formato de "Cabeça de Cavalo" para essa incrível nebulosa não é vista quando observamos através do infravemelho. Em vez disso, podemos ver apenas um arco fino, bem diferente daquilo que estarmos acostumados.
A principal visão das novas imagens do Spitzer mostra a complexa Nuvem Molecular de Orion, onde está localizada a Nebulosa Cabeça de Cavalo. No centro da imagem, vemos a Nebulosa da Chama (NGC 2024), e a direita, logo ao lado da Cabeça de Cavalo, encontramos uma nebulosa menor chamada de NGC 2023. Coletivamente, todas essas áreas estão a cerca de 1.200 anos-luz da Terra.
![]() |
À esquerda, a Nebulosa Cabeça de Cavalo vista no infravermelho, e à direita, vista através do espectro visível. Créditos: NASA / JPL-Caltech / Clique na imagem para ampliar |
"As duas cavidades esculpidas da nebulosa NGC 2023 foram criadas pelo brilho destrutivo de suas estrelas massivas recém-formadas", disseram oficiais da NASA em um comunicado. "Elas podem ser vistas traçando uma coluna de poeira brilhante que atravessa a imagem".
Comprimentos de ondas mais quentes na imagem são representados por azul e ciano (azul esverdeado), que mostram comprimentos de onda de 3,6 microns e 4,5 microns, respectivamente. No outro extremo da escala, as cores verdes e vermelhas mostram a poeira da nebulosa.
O nome oficial da nebulosa vem de Edward Barnard, um astrônomo americano que a fotografou a partir do Observatório Lick, na Califórnia. Segundo a NASA, ninguém sabe ao certo quando o nome de "Nebulosa Cabeça de Cavalo" foi usado pela primeira vez. O nome não é de se estranhar, afinal, a Nebulosa Barnard 33 realmente se parece com uma silhueta de cabeça de cavalo.
A nebulosa Cabeça de Cavalo é uma nebulosa escura na constelação de Orion. A nebulosa está localizada logo abaixo de Zeta Orionis, estrela que faz parte do cinturão de Órion. Está a aproximadamente 1500 anos-luz da Terra. É uma das nebulosas mais identificáveis devido à forma de sua nuvem escura de poeira e gases, que é semelhante à de uma cabeça de cavalo. Foi observada pela primeira vez em 1888 por Williamina Fleming na chapa fotográfica B2312 do observatório da Universidade de Harvard.
Postar um comentário